Dez anos de BTT em Ansião

Dez anos de BTT em Ansião

Falar de BTT em Ansião é falar da Ansibikers.

A Associação Ansibikers nasceu da vontade expressa de três veteranos que partilhavam o mesmo gosto: bicicleta, BTT, natureza e adrenalina!

Outros se juntaram e a vontade de organizar um evento competitivo precipitou-se.

“ O Homem sonha, Deus quer, a Obra nasce”, a Maratona de BTT de Ansião nasceu.

Volvidos dez anos sobre a primeira edição, tem esta organização sabido manter a qualidade do evento e bem assim, com pequenas oscilações, uma média de participantes que ronda os 270, segundas as estatísticas efectuadas. Nunca passou pelos objectivos da organização ter um evento com elevado número de participantes, receando baixar a qualidade.

Atrevo-me a dizer que a qualidade deste evento em nenhuma das edições gorou as expectativas daqueles que em cada uma delas participaram. 50% dos participantes estão neste evento desde a primeira edição, 25%  alternam e os restantes 25%  vêm pela primeira vez a esta Maratona.

De então para cá, kms de trilhos foram abertos, alguns deles mitigaram-se: Javali, Moleiro, 5ª, Bom Fim, outros.

Também por cá têm passado alguns campeões do BTT nacional (vídeo) repetindo a presença: Marco Sousa, Nelson Sousa, Tiago Sousa, Celina Carpinteiro, Hugo Carvalho (Espigão), Luís Marques, tantos outros que fizeram desta Maratona uma referência no BTT.

Sem apoios de grandes marcas, apenas com patrocínios locais a Maratona de Ansião tem seguido o seu trilho, cimentando de edição para edição, ano após ano.

Beneficia de uma geolocalização privilegiada: sul da Serra de Sicó.

Esta localização central é potenciada pelas condições naturais da área, caracterizada por um enorme maciço calcário que lhe confere paisagens únicas e locais muito bem preservados, permitindo a prática de diversas actividades de lazer, nomeadamente BTT, caminhadas, observação de plantas e aves.

É aqui também que está localizada a maior mancha do carvalho cerquinho da Europa, onde há mais javalis que coelhos. E onde existem os moinhos de vento  com características únicas no mundo.

moinho

Onde inúmeras lagoas espelham e uma delas lhe chamam “Lagoa do Pito”( vai-se lá saber porquê ?!), que dá origem ao primeiro afluente do Rio Nabão pouco depois da nascente. É este território atravessado por duas grandes rotas, GR 26 Rota, Sicó e a GR europeia,  Caminho Português de Santiago.

É neste contexto de excelência para a prática de desportos de natureza que há 10 anos nasceu a Maratona de BTT de Ansião.

 

Uma organização

AnsiBikers logo

 

 

 

Zé ramalho

 

 

Share

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *